quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O erro do botão de soneca do despertador

Os sagrados dez minutinhos antes do despertar definitivo são um benefício do botão de soneca do despertador. Esse pequeno momento de sono final pode perdurar também por mais vinte minutos ou até trinta, e muitas vezes acaba gerando um grande atraso nas suas atividades do dia.

O que parece fundamental para começar bem a jornada diária pode, contudo, fazer mal ao corpo. É pura química corporal!

soneca O erro do botão de soneca do despertador


soneca O erro do botão de soneca do despertador  

Durante o sono, o cérebro libera serotonina, que é um neurotransmissor que causa bem-estar e felicidade, acalmando o corpo para o sono chegar profundamente. No andamento do seu sono, o organismo precisa em média de 7 a 9 horas em repouso para surtir esse efeito benéfico.

Após o período necessário de sono, o cérebro cria outro hormônio, a dopamina, que desperta seu organismo. Quando o despertador toca, é a dopamina que é ativada e quando o soneca é acionado, a serotonina volta a ser liberada. Uma mistura que deixa o corpo confuso, com dificuldades de reagir.

Há complexos tipos de sono durante a noite, que mudam de acordo com a característica de cada um. O estado de Movimento Rápido dos Olhos, conhecido como REM, permite que o cérebro faça um mapeamento das atividades anteriores. Já o Sono Profundo, permite que todo o corpo entre em descanso puro.

Portanto, o botão de soneca não ajuda a descansar e, ao contrário, pode deixar o corpo cansado e lento durante o dia, com crescente perda de memória, confusão em interpretar, falta de atenção e dificuldade de reação.

Não acorde cansado durante a manhã. Cuide para que seu sono seja perfeito, confortável e agradável. Uma dica é dormir com o Edredom e um travesseiro confortáveis, preenchidos com fibras siliconizadas para o seu relaxamento.

Dispense as sonecas e cuide de seu sono para ele ser perfeito, durar o tempo necessário para seu corpo se recompor e estar prontinho para mais um dia.

0 comentários:

Postar um comentário