Histórico

O plebiscito de criação foi realizado no dia 20 de dezembro de 1987, obtendo resultado favorável de 90%.

Criação
Cristal foi criado pela Lei Estadual nº 8583, datada de 29 de abril de 1988, sancionada pelo então Governador do Estado, Pedro Simon.

Instalação Oficial do Município
Dia 1º de janeiro de 1989 tomaram posse o Executivo e o Legislativo Cristalense, tendo inicio a primeira administração municipal. No dia 02 de janeiro, a Escola Municipal de 1º Grau Bento Gonçalves da Silva tornou-se a sede do Governo Municipal o qual permaneceu até o dia 03 de março do mesmo ano, quando a Prefeitura Municipal estabeleceu-se no prédio situado à rua 29 de abril, 515.

População
Cristal tem uma população estimada em 7.280 habitantes (conforme fonte de informação IBGE).

Relevo
Possui relevo plano, ondulado, acidentado e litorâneo.

Solo
No solo temos rochas graníticas com teores elevados de areia grossa de textura grosseira, e área com cristais de rocha, de onde se origina seu nome.

Vegetação
É representada pela floresta subtropical, com grande variedade de vegetais, apresentando matas, arbustos, campos limpos, nas partes altas há campos sujos e nas partes planas, predominando o angico, motivo pela qual em suas áreas é produzido o melhor mel, com grande teor medicinal.

Clima
O clima é subtropical.

Hidrografia
É formado pelo Rio Camaquã, Arroio Sutil, Arroio Evaristo, Arroio do Salso e Sapato.

Distritos
      1º Distrito - Sede  perímetro urbano do município
      2º Distrito - área emancipada do município de Camaquã (Cordeiro, Palanque, Corticeira, Banhado do Gordo e Capão Alto)
      3º Distrito - área emancipada do município de São Lourenço do Sul (P. do Mendonça, Cancela, Colônia Nova, Evaristo, TANAC, C. da Cinza e Bela Vista)
      4º Distrito - área emancipada do município de Canguçu (Alto Alegre, São Geraldo, Butiá, Paraíso, Sapato e Bom Será).

Estradas
Cristal é cortado pela BR 116 que liga ao centro urbano do Estado. No interior do município, interligando a sede, as pequenas comunidades, e estas entre si, contando com aproximadamente 500 Km de estrada de rodagem.