quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Escola Aberta em Cristal

O Projeto escola aberta do Colégio Bento Gonçalves da Silva de Cristal, participou em Amaral Ferrador no dia 23/10 (Domingo) com as modalidades sub 14, 15 e 17. O convite partiu da Associação São José, através do Sr. Iagaro Rez. As atividades que acontecem aos finais de semana na Escola, tem como oficineiro de futsal Lucas Henrique Bierhals e tem o apoio da Diretora Iva Bosenbecker e a vice-diretora Izéli Schuch, também os pais dos alunos e o amigo Claudio Lopes que sempre acompanha e auxilia a gurizada.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CRISTAL TRABALHA BASE DO FUTEBOL DE CAMPO ATRAVÉS DE PROJETO SOCIAL


Cristal implementou neste ano um grande projeto de transformação social e desenvolvimento do esporte no município. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Associação dos Atletas Amadores de Cristal, Estação Juventude e um grupo de pais o projeto oferece a jovens de nove a dezessete anos a oportunidade de trabalhar fundamentos do futebol e o trabalho em equipe, fazendo com que, através do esporte os jovens possam alcançar grandes objetivos.
Os treinos ocorrem todos os sábados no Campo Grande, Rua Camaquã, 904, a partir das 14h, com a colaboração do professor de educação física do Estação Juventude André Cunha, dos membros da Associação dos Atletas que se dispõe voluntariamente a ajudar nos treinamentos e dos pais dos jovens que sempre se fazem presentes e ajudam a gerenciar todo o projeto. A ideia futura é ter uma comissão técnica permanente para a base, o que já está sendo trabalhado. Outro ponto importante é que a Prefeitura, através do Estação Juventude está adquirindo muitos materiais para a manutenção do projeto.
Dirigimos um recado aos jovens e seus pais: venham conhecer e fazer parte desta importante iniciativa que se realiza em Cristal. Queremos através do esporte construir uma sociedade mais justa e com cidadãos responsáveis e unidos.

Gilmar Erdman - Diretor de esportes/ Cristal

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Escola Otto Becker, juntamente com Emater e Celulose Riograndense realizam projeto inovador.

O trabalho integrado entre a Escola Otto Becker, Emater do Cristal e Celulose Riograndense, tem dado certo. No dia 20 de Outubro estiveram reunidos os alunos do sexto ano, as professoras Elisangela Caldasso, Taise Pereira Ávila e a Extensionista da Emater Maria Clara Picoli, para confeccionar sabonetes de aveia e mel, maracujá, café e chocolate e maça verde. Esta atividade faz parte do projeto Jardim, Pomar e Horta: Melhorando os espaços. Além dos sabonetes os alunos já aprenderam a fazer amaciante de roupas, desinfetante, limpa vidros e detergente caseiro. A Escola Otto Becker juntamente com os parceiros acredita que com uma educação de qualidade formam-se pessoas melhores.


Prefeita Fábia Richter recebe visita do Sr. Juíz Luís Otávio Braga Schuch

No dia 14 de Outubro, Sexta-Feira, a Prefeita Fábia Richter recebeu em seu Gabinete a ilustre presença do Senhor Juíz de Direito Dr. Luís Otávio Braga Schuch.
O Dr. Schuch, é Diretor do Foro de Camaquã e Juíz da 1ª Vara Civil da Comarca.

Na oportunidade tiveram uma conversa descontraída a respeito de políticas e interesses em comum ao Município.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

UBS Formosa conta com cadeira odontológica.

Foi adquirida através do pregão eletrônico 012/2016, uma cadeira odontológica automática para a unidade de saúde da Formosa.
A cadeira foi adquirida através de recursos do FNS – (Fundo Nacional de Saúde/ Recursos da União) e já esta instalada e sendo usada pelos moradores da Formosa.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Policlínica tem atendimento através de celular.

A policlínica 24hs de Cristal que atende pelo telefone 36781001, também conta com celular Vivo para melhor atende-lo. O Número 97018488 existe para facilitar ligações. Utilize!

97018488

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Produtores cristalenses participam da Feira da Agricultura Familiar na Expofeira em Camaquã.

A Emater e o Sindicato Rural de Cristal participaram junto a agroindústrias de ovos e mel da Feira da Agricultura Familiar (FAFEC), o evento ocorreu junto Expofeira de Camaquã, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Camaquã nos dias de 14 a 16 de outubro de 2016.
Os produtores que expuseram foram somente os que possuem o selo Sabor Gaúcho, são eles Claudiomiro Beier e Vilson Lacerda, também expuseram com artesanato de cuias de Cristal e Maribel Tomashewski coma artesanatos em MDF.

Lions Universitário realiza visita e faz parceiria com Município

No dia 07 de Outubro uma comitiva do Lions Universitário de Camaquã fez visita ao Gabinete da Prefeita Fábia Richter, na Ocasião compareceram a Presidente do Lions Senhora Lisiane Garcia Torres, Sr. Hamilton Osni Mendonça e Sra. Maria José Mendonça, ficou acertado que os pacientes que foram atendidos pela unidade móvel de oftalmologia do Lions no ano passado, os quais, já passaram por triagem e receberam óculos, terão uma reconsulta de revisão em atividade que ocorrerá no dia 03 de Novembro.

Prefeita Municipal Fábia Richter, realiza reunião com Corsan

No dia 11 de Outubro, reuniram-se no Gabinete juntamente com a Prefeita Sra. Fábia Richter, os Senhores Igor Carraro (Departamento de controle de água), Lediane Radtle (Superintendente Regional), Claudia Vieira (Chefe OS Camaquã) e sua assessora Deise Machado, Sr Márcio Moreira (Engenheiro Civil, chefe COP Camaquã), Maurício Souza (Engenheiro Químico), Juntamente com o Gestor Municipal do Meio Ambiente Sr. Daniel Britto dos Santos, Secretaria Municipal de Agricultura e meio ambiente Sra. Geni Lilge, Secretario de Planejamento Sr. Sandro Dias, Secretario de Obras e Trânsito Sr. Arlei Spiering e Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal Sra. Bruna Caldasso Becker.
Na reunião convocada pela Prefeita Fábia, foi colocado em pauta, os problemas que o município vem enfrentando devido a reforma que foi feita de forma inadequada no calçamento, onde acontecem problemas nas redes de água o que causa inconveniências e desgastes à população; Na ocasião, também cobrado da Corsan a parceiria que a Prefeitura sempre teve com a mesma no sentido de emprestar as retroescavadeiras do Município para abertura de novas ligações, onde a Prefeitura presta todo apoio à Corsan, auxiliando assim os munícipes de forma mais rápida, não precisando esperar a máquina da Corsan, a qual, atende seis municípios, o serviço prestado pela Prefeitura Municipal, o qual, não compete esse dever, sempre foi exclusivamente de parceiria, inclusive com a comunidade, a fim, de tornar os serviços mais rápidos para que os mesmos não fiquem sem água por um tempo maior.
A Prefeita Municipal questionou o não cumprimento da Corsan, acertado durante várias outras reuniões, onde sempre confirmavam que fariam o seu trabalho e a Prefeitura acaba por realizar tais serviços.
O Engenheiro Civil e Chefe da COP/Camaquã Sr. Márcio Moreira, se comprometeu em revisar todos os pontos críticos em nosso calçamento e fazer a devida manutenção de forma correta no prazo máximo de quinze (15) dias.

Cristal participa do I Fórum Regional de políticas Sociais do Idoso da região Acostadoce

Na Q
uinta-Feira (06/10), participaram do I Fórum Regional de políticas Sociais do Idoso da região Acostadoce, o Secretário de Assistência Social Sr Everson Dummer, Assistente Social Maíra Hax Mendes Souza, Sr Luciano Miritz, juntamente com o grupo de coral da terceira idade de Cristal. Participaram do Fórum os municípios de Camaquã, Dom Feliciano, Chuvisca, Cristal, Tapes, Sentinela do Sul e Arambaré
Na ocasião o palestrante Sr. Leonildo José Mariani falou sobre políticas sociais do Idoso, representando a Secretaria do Estado de Justiça e direitos humanos e Conselho Estadual do Idoso; Também foi apresentado um mapeamento das políticas sociais do idoso dos municípios da região ACOSTADOCE e apresentações artísticas de Arambaré;
A Sra. Juliana Ricks assistente social do centro de referência especializada de Camaquã explanou sobre o tema “A violência contra o idoso no município de Camaquã. O Fórum contou também com grupos temáticos da Saúde, assistência social, cultura e lazer de Camaquã e teve seu encerramento com apresentação artística do Coral de Cristal.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Campanha de doação de Sangue é um sucesso!

Na última Sexta-Feira, 07 de Outubro, aconteceu em nosso Município campanha para doação de sangue. A campanha foi um sucesso, nossa população aderiu ao movimento participando ativamente de todo processo, inclusive o de divulgação.
A Campanha que acontece em Cristal uma vez ao ano, tem o apoio do Hemocentro de Pelotas, que se dirige ao município e monta toda a estrutura necessária para a coletagem de sangue, com profissionais qualificados que participam de todo processo, cadastramento, amostra de sangue, entrevista e assim que o doador estivesse apto para coletagem o acompanhamento constante da enfermagem. No total foram mais de 70 cadastros e aproximadamente 64 bolsas de sangue. Parabéns a nossa população cristalense!

Prefeita Fábia, se reúne com os vereadores eleitos/PSB para discutirem ações para o próximo mandato.

Na última Quinta-feira (06), se reuniram no gabinete da Prefeita Fábia Richter, os vereadores eleitos para mandato 2017/2020.
Na ocasião estavam presentes a Prefeita Fábia Almeida Richter, os Vereadores, Davi Gama, Claudio Lopes, Itamar Silva, Ivan Spiering, Malú Holz, Vice-Prefeito Sr. RudiTrapp, Secretário da Fazenda Sr. ArnildoBartz e Presidente do Partido e Secretario de Saúde Sr. Alexandre Goldback.
Na reunião foi colocada em pauta estratégias em prol de soluções para os problemas de nosso Município, os vereadores contribuíram com as histórias ouvidas durante a campanha eleitoral e assim puderam estabelecer o que é prioridade e necessidade para os munícipes, na ocasião discutiram sobre a busca e captação de recursos e a participação do governos junto a comunidade.

IBAMA autoriza devolução de jazida utilizada na duplicação

Mais uma área de apoio da duplicação da BR-116/RS é devolvida ao proprietário. A jazida E-5 destinada à extração de argila do Lote 3, foi vistoriada na manhã desta quinta-feira (22/09) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Na ocasião, os analistas consideraram que o terreno, localizado no km 364 da rodovia, em Sentinela do Sul, está recuperado. A inspeção foi acompanhada por técnicos da Gestão Ambiental (STE S.A.), contratada por licitação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela duplicação.
A jazida E-5 é a terceira área de empréstimo utilizada na duplicação da BR-116/RS recuperada e entregue ao dono. Segundo o geólogo do IBAMA/RS, José Antônio Gudolle, todas as etapas do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) foram atendidas pela Construtora Ivaí Engenharia de Obras S.A.. Conformação do terreno, distribuição de solo orgânico e plantio da vegetação por hidrossemeadura e por enleivamento foram algumas das atividades avaliadas. “Verificamos que fizeram o que estava escrito no PRAD e consideramos bom o estado da área.”
Com a liberação, o representante do proprietário durante a vistoria assinou a ata de entrega e disse que a área será utilizada para a criação de gado.


Fonte: Comunicação BR116-RS