terça-feira, 21 de maio de 2013

Interrupções em Cristal começam essa semana


Interrupções em Cristal começam essa semana
Para segurança dos moradores próximos e usuários da rodovia, tráfego será interrompido para atividades das obras da BR-116/RS

A partir do dia 21/05, todas às terças, quintas e sábados o tráfego da BR-116/RS será interrompido no município de Cristal – nas proximidades do km 428 - em função das atividades previstas para as obras de duplicação da rodovia. A previsão do Consórcio Pelotense/CC, responsável pelo lote 06 da obra, é que o tráfego fique interrompido por cerca de uma hora.
CRONOGRAMA
As atividades, que começam a ser executadas nesta terça-feira, dia 21, serão retomadas na quinta (23/05) e, a partir de então, ocorrerão normalmente, das 10h às 11h, conforme mostra o cronograma para o mês de maio.

21/05 – terça-feira: 10h
23/05 – quinta-feira: 10h
25/05 – sábado: 10h
28/05 – terça-feira: 10h
30/05 – quinta-feira: 10h

domingo, 5 de maio de 2013

CRISTAL DA INÍCIO À VACINAÇÃO DA FEBRE AFTOSA NO ESTADO


CRISTAL DA INÍCIO À VACINAÇÃO DA FEBRE AFTOSA NO ESTADO

Quarta-feira, dia 01 de maio, foi iniciada no estado a campanha de vacinação dos rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, doença que pode comprometer a produção e a venda de produtos alimentares.
Para iniciar esta campanha, o Governador em exercício, Beto Grill, escolheu o município de Cristal, na região Centro Sul, o que sem dúvida foi um privilégio, visto a importância desta campanha.
A cerimônia de lançamento da campanha ocorreu na Fazenda Vitória, de propriedade do Sr. Eduardo Anastasi , e contou com a presença do Governador em exercício Beto Grill, da Prefeita de Cristal, Fábia Richter,  demais autoridades do município e do representante da Secretaria de Agricultura do Estado, Heraldo Marques, que salientou a postura do governo do estado, que é o único do Brasil a fazer a doação da vacina aos produtores que tenham no mínimo 100 cabeças no rebanho, a importância de qualificar o índice de vacinação, que é de 97% e a eficiência vacinal, que ultrapassa 90% a caminho da erradicação da doença a exemplo do que acontece nos países que são referência neste aspecto.
A Prefeita Fábia Richter fez agradecimento ao Governador em exercício, Beto Grill, por ter agraciado Cristal, iniciando esta campanha tão importante pelo nosso município e ressaltou a importância da qualidade da produção alimentar da região e como isto pode impulsionar o município através de três fatores principais, que são: a arrecadação, que sem dúvida aumentará com o aumento da produção e implemento em novas técnicas, geração de empregos, principalmente para as mulheres e ainda por benefícios ao pequeno produtor, que terá a oportunidade de diversificar a produção em suas propriedades numa parceria para fornecimento de alimento para o rebanho, como: milho e silagem por exemplo.
Já o Vice Governador Beto Grill deu ênfase em seu discurso aos investimentos na região, o que é uma prioridade do governo do estado para potencializar a metade sul,  também falou sobre a segurança alimentar, algo que é de extrema importância para efetuar a venda do produto final desta cadeia produtiva, que é a viga mestra da produção desta região, e por isso necessita de grandes investimentos, juntando-se a outras áreas priorizadas pelo governo, como o pólo naval. A busca nesse momento é da qualidade “A” na produção alimentar, através da busca de tecnologias em países como a Austrália, que destaca-se pela alta escala e qualidade de sua produção alimentar.
A intenção do Governo do Estado é imunizar, com eficiência, 90% do rebanho,  até o dia 31 de maio, pretende vacinar 1milhão e 900 mil cabeças.

Gilmar Erdmann



quinta-feira, 2 de maio de 2013

PARABÉNS AOS 25 ANOS DE CRISTAL!!


PARABÉNS AOS 25 ANOS DE CRISTAL!!



Cristal comemorou no dia 29 de Abril de 2013 o seu 25º aniversário, e durante a última semana foi executado um grande e importante cronograma de atividades da Prefeitura Municipal. Foram realizadas interiorizações do governo por diversos locais do município, sempre visando atender a todas as comunidades.
No expediente da administração por estes locais, a comitiva da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu diversas atividades e oficinas nas escolas, atendimento da equipe da Secretaria de Saúde, parcerias com o SENAC para prestação de serviços à comunidade, atendimento das secretarias de Obras e Agricultura junto aos moradores das comunidades visitadas e produtores rurais, acompanhamento e promoção de oficinas pelo CRAS e promoção de competições esportivas promovidas pela diretoria de esportes na cidade e no interior. Também ocorreu reunião com a STE a repeito da duplicação da BR 116, inauguração do marco do Rotary Club de Cristal e espetáculos de teatro do grupo Politcheama de Camaquã.
Já no final de semana, as atrações centralizaram-se na Praça Os Pioneiros, com homenagens ao município e ao seu fundador, o Sr.Egydio Alfredo Schlabitz, Shows (rock, sertanejo universitário e gospel), artesanato, lançamento do Livro Mala de Garupa do autor Julio Macedo Machado, mateada promovida pelo Artesanato Gaúcho e erva mate Yacuy, o bolo de aniversário de 25 metros, casamento comunitário e brinquedos infláveis para a criançada.
Em comemoração aos 25 anos de emancipação, a Prefeitura Municipal em parceria com a jornalista Flávia Barbosa, correspondente da RBS em Camaquã e região, elaborou um encarte especial sobre o Cristal, que foi veiculado no jornal Zero Hora em 35 municípios da metade sul do estado e inclusive o centro de Porto Alegre. O belíssimo encarte foi distribuído no dia 29 na Praça Os Pioneiros, e a Prefeitura de Cristal agradece à jornalista Flávia e as empresas que proporcionaram o lançamento deste importante material promocional para o município sem custo algum aos cofres públicos.
Um agradecimento especial é destinado também a todos os cidadãos cristalenses que participaram desta festa e a todos os grupos e associações que contribuem dia após dia para a construção de um município melhor e uma sociedade melhor para todos. Certamente o Cristal comemorará muitos aniversários ao longo dos anos, e é compromisso de cada um de nós, através do trabalho com seriedade, fazer com que cada vez mais tenhamos motivos para comemorar o desenvolvimento de nossa gente e nossa terra.
Parabéns Cristal!
Gilmar Erdmann